7 dicas de marketing para seu Salão de Beleza ou Barbearia

Invista no atendimento

Apenas um bom atendimento não basta como diferencial para seu empreendimento. Busque inovar e transformar a visita do seu cliente em uma experiência completa. Invista em aplicativos para agendar horário com maior facilidade, ambiente sempre limpo e agradável, com um perfume suave e boa música. Faça pesquisas para avaliar o nível de satisfação com o atendimento. Mande uma mensagem no dia do aniversário.


Tenha os melhores profissionais

Motive sua equipe, cobre resultados e saiba elogiar um trabalho bem feito. Uma grande dificuldade para as empresas do setor é a falta de profissionais preparados. Prepare e motive-os para que sejam seus parceiros. Conte sempre com a Pivot Point para padronizar o nível de atendimento dos cabelereiros do seu salão ou barbearia. Mantê-los oferendo a mesma qualidade nos serviços facilita a distribuição dos clientes para todas as cadeiras.


Capriche nas fotos e vídeos

Uma imagem fala - e vende - mais que mil palavras! Então, invista em um celular que faça uma boa captura, além disso a iluminação é essencial. Duas luzes são ideais: uma para iluminar o rosto do seu cliente e outra para iluminar o cabelo. Se você comprar apenas uma luz, escolha uma luz circular e arrase nas produções para o seu feed.

"A luz circular é muito prática e o resultado é incrível, mas não esqueça que a luz ambiente é sua aliada para boas fotos e a luz de fundo pode dar um toque a mais no seu click",aconselha Luis Segatto, responsável pelo Marketing da Pivot Point.


Simplifique a Bio do Instagram

A Bio do Instagram é seu cartão de visitas, deve ser objetiva e com dados essenciais. Começando pela foto do perfil, invista em uma boa foto ou com a logo exclusiva do seu estabelecimento. Deixe claro seu horário de atendimento, sua área de atuação, endereço e um link para seu Whatsaap. Caso tenha mais de um link, existem sites que conseguem reuni-los em um só local como o www.linktr.ee. A mini bio do Instagram tem um limite de caracteres, então você deve aproveitar os destaques para falar um pouco mais sobre sua empresa e os serviços que oferece. Assim, tenha um destaque "quem somos" ou "quem sou" para explicar sobre a empresa e contar sua história. Outros destaques importantes que você deve adicionar: serviços, feedbacks, dúvidas, promoções e temas relacionados com o nicho.


Saiba usar as Hashtags

Você sabe o que é uma hashtag? Ela é como uma etiqueta que classifica a publicação para os usuários encontrarem conteúdo relacionado com o que procuram. As #hashtags distribuem melhor o conteúdo, categorizando um post com palavras-chave.

Porém, existem maneiras erradas de usar essa ferramenta, por exemplo: usar hashtags banidas. O Instagram possui uma série delas devido a má utilização dos seus usuários ou grande quantidade de publicações sem qualquer ligação com a hashtag. Usá-las pode causar punições como limitar seu alcance ou bloquear publicações, por exemplo.

Outra, é o uso exagerado, além de deixar o post esteticamente feio, atingir o limite de 20 para uma postagem ao contrário do que se pode pensar, diminui o alcance. Para piorar, há quem use 2, 3 grupos de 20 hashtags no post e depois nos comentários. A prática fere as diretrizes do Instagram, também gerando punições e até banimento.


Mantenha frequência nas postagens

O brasileiro passa 1 hora e meia por dia no Instagram, em média, e toda empresa trabalha e luta nas redes sociais é ter uma base engajada. Por isso existem diversas ações que são tomadas para alcançar esse objetivo. Conteúdo de qualidade, posts interessantes e frequência de postagens. Ter um limite baixo de publicações fará que sua empresa seja esquecida com facilidade, entretanto ter uma frequência muito alta pode ser prejudicial ao torna-la chata para seu público. Além disso, o Instagram diminui o alcance nas postagens com pouco intervalo de tempo. A dica é fazer, no mínimo, três postagens por semana e stories todos os dias. Os stories são uma ferramenta que facilita a aproximação com os clientes. Nele, conte mais sobre os bastidores, seu dia a dia, perrengues ou coisas que despertem a curiosidade. Também é possível interagir diretamente através dele, como em enquetes, por exemplo.


Patrocine no Google e Face ADS

As ações de marketing pagas são uma forma de atingir pessoas que ainda não conhecem seu salão ou barbearia. O mais interessante é que é possível criar um público especifico. Para uma barbearia, por exemplo, você pode direcionar para que a publicação apareça para o nicho de sua promoção, como homens de determinada idade. Se você tem um salão com foco em cacheadas você também pode fazer essa escolha através dos interesses. Além de apontar a localização exata da onde que você quer aparecer.

Para patrocinar no Google é indispensável um site, mas pelo Facebook Ads é possível impulsionar seu Instagram e Facebook.

Esta dica é bem ampla! Com a ferramenta é possível captar leads, fazer remarketing, entre outras ações. Existem profissionais e empresas que trabalham com isso, mas qualquer pessoa é capaz de fazer. 

 

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Guest
Quarta, 15 Mai 2024