Barbearia em alta: tendências do mercado masculino de beleza

Entenda o crescimento do mercado de beleza masculino e conheça as oportunidades de investimento no ramo.

Sabia que o setor de beleza masculina é promissor para empreendedores? Estudos recentes mostram que os negócios de beleza masculina seguem apresentando bons resultados financeiros nos últimos anos.

Isso porque os homens modernos se preocupam cada vez mais com a aparência e rotinas de autocuidado. Os motivos para essa mudança de comportamento são diversos, desde o aumento da competitividade no mercado de trabalho até a onda de conscientização sobre marketing pessoal.

Portanto, se você quer empreender na área ou sonha em ser barbeiro, continue a leitura para entender por que a barbearia é um ramo de atuação promissor e o que você pode fazer para se destacar nesse nicho de mercado. 

Por que trabalhar com barbearia? 

A reposta para essa pergunta é simples: o aumento da demanda de mercado. Segundo a pesquisa da Research & Markets, a previsão é de que o mercado global de beleza irá faturar US$ 78,6 bilhões em 2023. Quando falamos de mercado brasileiro, a participação do país na fatia é expressiva. O país ocupa o segundo lugar no ranking de países que mais gastam com beleza e estética.

Agora, quando o assunto é a participação dos homens nesse faturamento, de acordo com uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, que pesquisou os hábitos de consumo do homem brasileiro, os números são ainda mais otimistas:

  • 54% dos homens entrevistados afirmaram que vão com frequência à barbearia;
  • 43% dos homens entrevistados se consideram supervaidosos;
  • 83% dos homens entrevistados afirmaram que o cuidado com a aparência não é mais um tabu em suas rotinas.

Por que os homens estão investindo mais em beleza?

Se você está se perguntando quais são os motivos para o boom do mercado masculino de beleza, conforme o Sebrae, entre os principais motivos estão o aumento da competitividade do mercado de trabalho e a mudança na mentalidade.

Com o acirramento da competição pelas melhores posições, marketing pessoal deixou de ser uma estratégia para poucos. Estar com os cuidados pessoais em dia é uma forma de se destacar no mercado corporativo, por exemplo. 

Quais as tendências para 2023?

Acompanhar o crescimento do mercado só é possível com inovação e alinhamento estratégico aos desejos do consumidor. Portanto, se você já é barbeiro e/ou tem uma barbearia e quer aproveitar as oportunidades deste ano, confira a seguir:

Cowashing

A técnica consiste em lavar os fios da barba ou cabelo apenas com condicionador. A técnica é indicada para cabelos cacheados e fios de barba que estejam muito ressecados. O resultado de uso são fios mais alinhados e sem frizz

Clean Beauty

Produtos com fórmulas livres de produtos controversos na composição e ricos em componentes eficazes. O objetivo é obter o melhor resultado possível, agredindo o mínimo possível o bem-estar do planeta e a saúde do consumidor.

Saiba mais: Saiba como o visagismo pode ajudar a encontrar o corte ideal para seu cliente.

Experiências personalizadas

A busca por bem-estar e o desejo de se sentir conectado ao ambiente são dois aspectos das necessidades do consumidor que devem ser considerados quando falamos de experiência do cliente.

Além disso, o consumidor em 2023 busca por benefícios tangíveis e mensuráveis, inclusive na compra de serviços de corte de cabelo e barbearia.

A Pivot Point foi criada em 1962, em Chicago, e é líder em Educação Continuada para formação e aperfeiçoamento de profissionais na área da beleza, inclusive barbeiros. O material didático é global e exclusivo, as aulas unem teoria e prática e os manequins de treino são feitos com cabelo 100% humano.

 

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Quarta, 15 Mai 2024