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Por que a cabeça de boneca Pivot Point é tão desejada?

Não é só sobre aprender cortes de cabelos, técnicas de colorimetria e treinar diferentes penteados. Por trás de cada cabeça de boneca Pivot Point há três detalhes fundamentais: boas condições de trabalho, matérias-primas exclusivas e naturais e uma grande preocupação com a preservação do meio ambiente. E são essas características, principalmente, que diferenciam a cabeça de boneca Pivot Point de outras que existem no mercado.

Britney, Diane, Erika, Natalia… As bonecas têm diferentes nomes que servem para distinguir umas das outras - cabelo castanho, loiro escuro, loiro claro. Porém, há um detalhe em comum entre elas: a origem. Todas as cabeças de boneca são produzidas na fábrica da Pivot Point, em Hong Kong, e seguem as mesmas técnicas e processos de produção.

A mão de obra é formada por muitos jovens e adultos imigrantes, além dos próprios chineses, alguns vindos do interior do país, de cidades sem perspectivas sociais e econômicas. Na empresa, eles encontram boas condições de trabalho, uma jornada de trabalho regular, salários justos e os mesmos direitos que os educadores, por exemplo. Ao produzir cada boneca, aplicar cada fio de cabelo, essas pessoas constroem suas trajetórias profissionais e pessoais e participam diretamente também da transformação profissional de quem recebe essas cabeças. É um ciclo do bem que não tem fim.

Peça fundamental no aprendizado de todo profissional cabeleireiro, a cabeça de boneca Pivot Point é feita com cabelo 100% humano. Além disso, cada um dos fios é aplicado um a um, seguindo o caimento natural. Quando esses cabelos chegam na fábrica eles são limpos profundamente e tratados para sustentarem os procedimentos com cosméticos e tinturas.

Mas o que acontece com os resíduos químicos derivados desse processo, você deve estar se perguntando. Eles passam por um sistema de purificação antes de voltar para o meio ambiente. No final desse processo, o nível de toxicidade da água é medido para que ela retorne à natureza o mais pura possível.

"Temos muita sorte em trabalhar em um mercado que toca a vida das pessoas a cada dia. Você consegue ver o resultado disso quando está atrás de uma cadeira de salão. Mas o que muitas vezes você não vê é o profundo impacto que você tem na vida das pessoas que fabricam produtos educacionais de cabelo para você." Robert Passage, presidente e CEO da Pivot Point.

Cabelo natural x cabelo sintético  

Além do aspecto elástico e do brilho excessivo, o cabelo sintético costuma durar menos e não suporta o calor de aparelhos térmicos como modelador, prancha e secador, ao mesmo tempo em que danifica materiais essenciais como tesouras e navalhas. Conforme o uso, o cabelo sintético também fica mais áspero e fácil de embaraçar sozinho, perdendo a utilidade para o aluno.

O cabelo natural, por outro lado, é igualzinho ao cabelo da gente - como o próprio nome sugere. Assim, a experiência que um aluno tem é idêntica àquela que ele vai vivenciar no mercado de trabalho, com suas clientes.

Selo SA8000 

Cada cabeça da Pivot Point traz uma pequena etiqueta com a inscrição SA8000. Essa é sigla de uma norma internacional de responsabilidade social que assegura: cada processo de produção, humano e global, é o melhor que se pode alcançar. A SA8000 é baseada em convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e é uma das mais influentes normas do mundo. É uma ferramenta que protege os trabalhadores ao longo de cada etapa da cadeia produtiva.

Não é tão simples conquistar essa importante certificação. A empresa precisa atender a vários requisitos, entre eles, oferecer boas condições do local de trabalho, de carga horária, proibir o trabalho infantil e trabalhos forçados, para citar alguns exemplos. "Nós escolhemos a SA8000 porque queríamos nos certificar de que nossos produtos educacionais de cabelo estivessem sendo produzidos eticamente", conta Robert Passage, presidente e CEO da Pivot Point.

Isso tudo porque a Pivot Point entende que é responsabilidade de cada marca fazer as escolhas corretas e considera inaceitável que uma empresa trate suas pessoas mal, sem considerar os seres humanos que são. A cabeça de boneca Pivot Point representa essa busca pela defesa dos direitos humanos para outros seres humanos.