Por que usar protetor térmico para o cabelo?
Secador, chapinha e babyliss são ferramentas de calor indispensáveis para qualquer hair designer, já que ajudam a modelar os fios. Contudo, seu uso precisa de atenção especial por parte do profissional, principalmente em relação à temperatura e proteção dos fios.
Segundo estudo da USP, o calor em excesso tem capacidade de desnaturar a queratina helicoidal, proteína que confere resistência e elasticidade aos cabelos, causando frizz e ressecamento.
Ainda segundo o estudo, fios com diâmetros menores, como o afro, são mais sensíveis e apresentam danos com mais facilidade ao entrar em contato com temperaturas elevadas, e fios com diâmetros maiores, como o oriental, são mais resistentes à temperatura.
Os principais aliados no desafio de evitar os danos ao cabelo nessas situações são: ferramentas de calor adequadas e o uso de protetores térmicos no cabelo. Na rotina do salão, se atentar a esses fatores pode te ajudar a alcançar resultados satisfatórios em suas criações e preservar os fios dos seus clientes.
Para te ajudar na escolha do protetor térmico ideal, pesquisamos as novidades sobre o assunto e trouxemos neste texto algumas informações atualizadas para você se informar.
Descubra porque o protetor térmico é indispensável para a rotina de um salão, como utilizá-lo de forma correta e as principais características dos produtos disponíveis hoje no mercado.
O protetor térmico cria uma camada protetora ao redor da fibra capilar. Ele sela a cutícula e evita que os fios desidratem ao entrarem em contato com temperaturas elevadas. O resultado são fios mais hidratados, sem frizz, com menor incidência de pontas duplas e mais macios.
Além disso, a maciez do cabelo ocasionada pelo uso do protetor térmico facilita o uso da chapinha, babyliss, difusor ou escova, diminuindo o tempo de contato dos fios com o calor, ajudando a evitar os danos.
O protetor térmico para cabelo preferencialmente deve ser ativado antes de entrar em contato com os fios. Para isso, aqueça uma pequena quantidade do produto nas mãos e, em seguida, distribua ao longo de todo comprimento do cabelo úmido, caprichando nas pontas.
Já existem versões em spray disponíveis no mercado, com tecnologias que dispensam a ativação prévia do produto e aliam o cuidado com os fios à fixação do penteado. Vale a pesquisa.
Na hora de escolher qual protetor térmico usar, o mais importante é analisar o diâmetro, textura e condições do fio em questão. Em cabelos afro, por exemplo, mais sensíveis ao calor, o indicado é usar uma versão creme, já em cabelos lisos, com diâmetros maiores, a versão em spray, como o Style Hot Iron Spray, da Keune, pode ser uma opção mais prática.
Independente da marca e/ou tecnologia que escolher, o importante é usar uma pequena quantidade do produto, ativar seus componentes com as mãos, distribuir em todo o comprimento dos cabelos e recorrer a técnicas apuradas de manipulação dos fios. Quer aprender mais sobre o assunto? A Pivot Point é líder em Educação Continuada para hairstylists no Brasil e no mundo, confira nosso catálogo de cursos.