Qual a diferença entre um curso de Colorimetria e Design de Cor?

Quando o assunto é coloração de cabelos, há muito a se explorar, não é mesmo? Os cabeleireiros precisam dominar diferentes técnicas e ter participação ativa na transformação de seus clientes para conseguir o resultado esperado.

Uma das técnicas importantes para a formação dos profissionais alinhados com as demandas atuais é a colorimetria capilar. No conteúdo de hoje, explicaremos as diferenças entre o curso de Colorimetria e o de Design de Cor.

O que é Colorimetria Capilar?

Ciência que investiga as cores, a partir da avaliação da matriz, intensidade e saturação. O profissional que domina a colorimetria capilar sabe combinar adequadamente cores e também conduzir um processo de neutralização.

Um curso de colorimetria capilar normalmente envolve o estudo de temas como: círculo cromático, altura de tom, reflexos, fundo de clareamento, cobertura de cabelos brancos, resultado da cor, tonalizantes e cálculo de cores de tintas. Estes são conhecimentos essenciais para qualquer cabeleireiro que queira atuar com coloração de cabelos.

O que é Design de Cor?

Sabe quando a cliente chega no salão com uma referência de coloração e surge a dúvida de como fazer a cor? No curso de Design de Cor você aprenderá justamente a interpretar uma referência e planejar o processo de criação de um design de cor.

O Design de Cor é um curso realizado pela escola Pivot Point, que possui enfoque científico e se baseia no estudo da iluminação, noções de física óptica e tendências em cor para pensar a coloração capilar. O curso é indicado para profissionais que já dominam a colorimetria e querem se aprofundar no conhecimento das cores para atuar com mais autonomia, criando projetos com efeitos artísticos.

Nele, os alunos aprendem a interpretar as referências de design de cor e entendem exatamente quais técnicas usar para fazer o efeito desejado.

Quais os diferenciais do curso Design de Cor da Pivot Point?

O curso de Design de Cor, diferente da colorimetria capilar, tem como objetivo ensinar o conteúdo necessário para que os profissionais criem com autonomia e não apenas repliquem técnicas. Os conteúdos envolvem:

A ciência da luz e da cor
Luz e cor se relacionam e se complementam, por isso, neste módulo, o aluno entenderá os efeitos da luz na forma, textura e cor do cabelo, natureza da cor (surgimento, reflexão e absorção), sistemas RGB e CMYK.

Procedimentos de design

Neste módulo, o aluno aprenderá como a sistematização de procedimentos podem ajudar a alcançar resultados previsíveis. Entenda como a organização estrutural das mechas criam diferentes efeitos na coloração capilar e muita mais.

Sistemas e descoloração

Em linhas gerais, no processo de descoloração, o agente descolorante remove o pigmento do fio através de uma reação de oxidação. Por isso, neste módulo, o aluno aprenderá os seguintes processos de descoloração:

  • Descoloração total;
  • Descoloração free hand;
  • Técnica de tecer, de tiras e zigue-zague.

Técnicas Diversas
Como o processo de aprendizagem não se resume ao aprendizado teórico, o aluno também aprenderá as seguintes técnicas:

  • Degradês (Ombrê Hair, Sombreados, Disfarce de cor, Fade de Raiz, Color Fade);
  • Mechas em Alternância, Mechas Free Hand, Mechas 3D;
  • Slices e Color Blocks, quadrados e triangulares;
  • Rabo-de-cavalo, Coloração Dupla, Técnicas com Desfiado, Técnicas de Superfície, Padrão de Zonas etc.
Prática em Manequins com Cabelo Real

Além do programa de aprendizado inovador, no curso de Design de Cor da Pivot Point os alunos têm a oportunidade de praticar todos os conceitos teóricos em duas cabeças de bonecas Pivot Point, feitas com cabelos 100% humanos, aplicados um a um, para que entendam com aprofundamento os efeitos de cada técnica em um cabelo real.

Para mais informações sobre o curso de Design de Cor, clique aqui e confira a agenda, ou fale com nossa equipe comercial.​
 

Comments

Guest
Terça, 14 Mai 2024