Como reajustar os preços no salão no início do ano

 Entenda a influência da inflação no seu salão de beleza e saiba como fidelizar clientes mesmo com os repasses nos valores dos serviços.

Para que um modelo de negócio seja rentável, deve se adaptar continuamente ao cenário inflacionário. Isso quer dizer que produtos e serviços devem ter seus valores reajustados com periodicidade para que as contas fechem e o empreendimento cresça.

No mercado de beleza isso não é diferente, o ajuste anual nos valores dos serviços de um salão de beleza é essencial para o crescimento do negócio. Além disso, deve ser planejado com cuidado, de preferência com base nos índices de inflação vigentes.

Quer entender melhor como ajustar o preço dos serviços no salão no início do ano? Continue a leitura, pois separamos 5 dicas fundamentais para que você não erre ao ajustar os valores no salão de beleza. 

1. Conheça os custos envolvidos na operação

A operação de um salão de beleza envolve diversos custos, como: energia elétrica, água, equipamentos, produtos, hora profissional, aluguel, marketing, seguros, entre outros.

O ideal é acompanhar os ajustes nos preços de todos os custos da sua operação. Isso permitirá que você tenha dados concretos para a tomada de decisão no momento do ajuste dos valores dos serviços do salão de beleza.

2. Monitore a concorrência

Em alguns anos, o índice inflacionário pode resultar em ajustes altos demais para serem absorvidos e repassados aos clientes. Por isso, saiba quais valores os salões concorrentes estão praticando nos mesmos serviços.

Essa é uma estratégia amplamente praticada e serve para que você compreenda de forma macro as tendências de valores do mercado.

Saiba que em alguns cenários, buscar outras alternativas, como, por exemplo, ir atrás de novos fornecedores ou investir em práticas mais sustentáveis podem ser uma solução melhor para o negócio.

Saiba mais: Mercado de beleza sustentável: o que é e como aderir a essa tendência.

3. Encontre o ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio de um negócio é quando o balanço financeiro não apresenta prejuízo, nem lucro. Em outras palavras, é a quantia que o negócio precisa para não ficar no vermelho.

A partir da definição deste índice, você terá mais dados para embasar sua tomada de decisão. Isso porque você conhecerá a viabilidade do negócio e poderá decidir qual a melhor forma de obter o lucro que precisa para alcançar suas metas.

Saiba mais: Como saber a hora certa de aumentar a equipe no salão/barbearia?

4. Comunique os reajustes com antecedência

Se sua decisão de aumento foi embasada na análise das condições do mercado, não há necessidade de justificar o aumento para o consumidor, já que ele já está acostumado com os ajustes nos valores de produtos e serviços. Contudo, comunicar é essencial.

O mercado de serviços no ramo de beleza é diretamente articulado ao bom relacionamento com cliente, isso quer dizer que construir uma relação próxima e de confiança com seus clientes é essencial para o crescimento e continuidade do negócio.

Por isso, você deve estipular os novos valores e comunicá-los com antecedência. Assim seus fregueses saberão antes quanto irão pagar na próxima vez que forem ao salão de beleza.

5. Fidelize os melhores clientes

Pacotes de serviços com preços especiais, condições de pagamento diferenciadas, programas de fidelidade e mimos são alguns exemplos de diferenciais que vão te ajudar a se destacar no mercado de beleza e garantir seu lugar de sucesso, mesmo com os ajustes anuais nos valores dos serviços, que são inevitáveis.

Além da fidelização, estar atento às mudanças no perfil de consumo dos seus clientes é uma forma de fidelizá-los. Ao conhecer suas necessidades, você terá a chance de buscar a profissionalização necessária e oferecer o que eles buscam.


Saiba mais: Mercado de beleza em 2023: conheça os novos consumidores.

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Terça, 14 Mai 2024