Como saber a hora certa de aumentar a equipe no salão/barbearia?

Gerenciar um salão ou barbearia é um desafio que envolve diferentes competências e habilidades. Dentre essas habilidades, entender o timing para expandir é essencial para o crescimento saudável do negócio.

Isso porque no atual cenário competitivo, estagnar não é uma opção. Já que os novos modelos de negócio exigem que o empreendedor pense constantemente em estratégias para acompanhar o crescimento do mercado em que atua.

Quando o assunto é mercado de beleza, o setor de serviços apresentou alta em 2021 e as expectativas são de que continue crescendo em ritmo acelerado. Você já pensou em formas de aproveitar essa onda de crescimento?

Um dos caminhos para acompanhar esse crescimento é aumentar a equipe de atendimento do salão ou barbearia. Afinal, expandir a capacidade de atendimento é uma forma de gerar mais receita e melhorar a visibilidade da sua marca.

Porém, existem alguns pontos de atenção que você como gerente de um salão ou barbearia precisa ter para tomar essa decisão. Quer saber quais são? Continue a leitura e saiba o que você precisa saber para aumentar a equipe no salão/barbearia, continuar crescendo e não perder a qualidade dos serviços prestados.

1. Tenha um plano de negócios

Um plano de negócios é um documento que delimita informações sobre o seu salão ou barbearia. Dentre essas informações, podemos citar: quais produtos e/ou serviços serão prestados, quem é o público-alvo, qual é a meta de faturamento mensal, o lucro estimado e o tempo desejado de retorno do capital investido inicialmente.

Ter um plano de negócios te ajuda a ter objetivos mais concretos e a tomar decisões baseadas em planejamento estratégico e não apenas em desejos pessoais. Portanto, é essencial para embasar a tomada de decisões quando o assunto é aumentar a equipe.

2. Determine missão, visão e valores

Missão, visão e valores são importantíssimos para a gestão de um negócio. Isso porque, assim como o plano de negócios, essas ferramentas ajudam o gestor a tomar decisões assertivas.

Em linhas gerais, podemos dizer que a missão é o propósito do salão ou barbearia, a visão é onde se quer chegar e os valores são os princípios que nortearão essa jornada de crescimento, inclusive quando esse crescimento envolve expandir a equipe.

3. Acompanhe as microtendências de mercado

Se seu salão ou barbearia tem um público-alvo delimitado, e você já estabeleceu aonde quer chegar, o passo mais assertivo é acompanhar as microtendências de mercado.

Isso porque elas são mudanças de curto prazo que atingem um público específico e que, quando apresentam taxa de crescimento, podem ser lidas como oportunidades de mercado.

Por exemplo, se você nota que, em determinados períodos do ano, há um crescimento na procura por serviços no seu salão ou barbearia, pode ser uma boa ideia aumentar a equipe de atendimento para suprir essa demanda sazonal.

4. Identifique as necessidades do consumidor

Não basta saber quando expandir a equipe, é preciso identificar as especialidades mais requisitadas pelo mercado e as lacunas do seu salão ou barbearia.

Mas lembre-se, aumentar a equipe para abraçar uma nova tendência de consumo é um movimento arriscado, indicado para negócios consolidados ou que apresentaram crescimento recentemente.

Saiba mais: Mercado de beleza em 2023: conheça os novos consumidores.

5. Crie uma estratégia de marketing

Marketing promocional, inbound marketing, marketing de recrutamento: existem diversas opções de estratégias que podem ser utilizadas. O importante é traçar um objetivo para então pensar na estratégia.

Se você já trabalha com marketing em diferentes canais de comunicação e vê os resultados na rotina, é possível que aumentar a equipe seja um passo assertivo para o seu negócio.

Para isso, utilizar uma estratégia de marketing de recrutamento é uma ótima opção para atrair e engajar os talentos alinhados à missão e aos valores do seu salão ou barbearia.

6. Retenha os melhores talentos

Por último, mas não menos importante, valorizar o capital intelectual do seu salão ou barbearia é tão importante quanto planejar a expansão do negócio. Principalmente se seu modelo de negócios é embasado na fidelização dos clientes.

Se seu salão ou barbearia já retém os melhores talentos e você identificou a necessidade de aumentar a equipe, é o momento de pensar numa estratégia para divulgar a vaga. Para isso, vale recorrer aos canais de comunicação.

Além disso, recorrer à rede de contatos construída em cursos e eventos do mercado de beleza também é uma forma assertiva de chegar aos melhores profissionais. 

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Terça, 14 Mai 2024